sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Android representa quase metade do mercado de smartphones


Android representou 48% do mercado de smartphones no segundo trimestre deste ano, segundo o Canalys. O sistema segue em um crescimento constante, especialmente a partir do ano passado, quando ultrapassou o Symbian como o principal SO para smartphones. Na região asiática, o domínio do sistema da Google é ainda maior: na Coreia do Sul representa 85% do mercado e em Taiwan 71%.
Os 20.3 milhões de iPhones enviados às lojas garantiram 19% do marketshare para a Apple, que ultrapassou oSymbian e assumiu assim o segundo lugar neste segmento. A marca da maçã também arrematou posições como vendedor individual, ultrapassando a Nokia e se tornando a principal produtora de smartphones. A empresa finlandesa também ficou para trás da Samsung, que é a principal fabricante de aparelhos com SO Android, e já vendeu mais de cinco milhões de unidades de seu Galaxy SII.
A Nokia vem em uma queda constante, se mantendo com algum destaque apenas em países emergentes como o BRIC (grupo composto por Brasil, Rússia, Índia e China). "O problema é que a demanda por aparelhos com o sistema Symbian se dissipou muito rápido em países importantes para a empresa, como na região da Europa", afirma Pete Cunningham, analista da Canalys.
Para uma melhora da finlandesa no mercado, os investidores e, especialmente a Microsoft, estão no aguardo dos primeiros aparelhos com Windows Phone 7que está previsto para este ano. O WP7, por sinal, apareceu com apenas 1% do marketshare mundial, e a empresa de Ballmer acredita que a parceria com a Nokia pode mudar este quadro.
Outra empresa que perdeu espaço foi a RIM, responsável pelos aparelhos BlackBerry. A empresa caiu para 12% de participação no mercado norte-americano, sendo que detinha 33% há um ano atrás. No mercado externo, a companhia cresceu 11%, mantendo a liderança na América Latina.
                                                                                                                                        Postado por: GRAF

Leave a Reply