sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Google lamenta o 'ataque das patentes'


Pobre robozinho verde. O sucesso do Android, presente em mais de 550 mil dispositivos ativados diariamente no mundo todo, atraiu uma “campanha hostil organizada pela MicrosoftOracleApple e outras companhias”, segundo o Google. As armas? Patentes!

Em post no blog oficial da empresa, David Drummond, vice-presidente sênior e executivo-chefe de assuntos jurídicos, acusa as companhias de se organizarem para adquirir patentes, como as da Novell e da Nortel, para garantir que o Google não consiga utilizá-las em sua plataforma móvel sem pagar uma taxa. Com isso, elas pretendem cobrar US$15 por cada dispositivo vendido, “tentando fazer com que licenciar o Android seja mais caro para os fabricantes de smartphones do que o Windows Phone 7”.

Recentemente, a Apple venceu, em decisão preliminar, uma ação por quebra de patentes contra a HTC, parceira-chave do Google. Esse fato pode prejudicar todo o desenvolvimento do Android, já que algumas das 20 patentes infringidas estão relacionadas a elementos de software.

A gigante de Cupertino também aliou-se à Microsoft, RIMSonyEMC e Ericsson para formar um grupo queadquiriu um conjunto de seis mil patentes da Nortel por US$4,5 bilhões. A outra grande interessada na negociação era justamente o Google, que saiu perdendo. No dia 31 de outubro, a companhia ainda vai enfrentar um julgamento contra a Oracle, que acusa a empresa de usar patentes do Java.

Para o Google, essas empresas estão agindo agressivamente através da justiça, ao invés de desenvolver novas funcionalidades ou dispositivos, em uma “estratégia anti-competitiva”.  Como ressalta Drummond, “as patentes foram feitas para encorajar a inovação, mas ultimamente têm sido usadas como armas contra ela”.

Tudo isso, conforme a empresa, tem como objetivo tornar os smartphones Android mais caros para os consumidores e, consequentemente, dificultar as vendas e desencorajar os fabricantes. O Google garante que está tomando as providências legais para fazer com que o licenciamento das patentes da Nortel seja feito em termos justos e para incrementar seu próprio portfólio de patentes registradas.

                                                                                                                       Traduzido e postado por: GRAF>

Leave a Reply