quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Jobs renuncia ao cargo de CEO da Apple


Fanboys da Apple, sugiro que sentem antes de lerem esta notícia. Steve Jobs, através de uma breve carta divulgada hoje (24/08), renunciou ao cargo de CEO da Apple. "Eu sempre disse que, se houvesse um dia em que eu não pudesse mais cumprir meus deveres e atender às expectativas como presidente-executivo da Apple, eu seria o primeiro a informá-lo. Infelizmente, esse dia chegou", escreveu Jobs.
O ex-CEO da Apple iniciou recentemente o tratamento de um câncer no pâncreas, fator que pode ter influenciado na decisão, apesar de Jobs não dar detalhes de seu estado de saúde na carta de renúncia. Jobs é uma figura fundamental da empresa, participando da criação da gigante de Cupertino, como co-fundador, e se afastando por problemas de saúde em 1985.
Voltou em 1997, e é considerado peça-chave da recuperação de empresa, que beirava a falência na época. Com novos produtos, como o Macintosh e, mais recentemete, iPhones e iPads, a empresa cresceu até se tornar a mais valorizada na bolsa de valores. Suas aparições públicas se tornaram mais raras, após o início do tratamento contra o câncer. Sua última apresentação foi o lançamento da nova geração do iPad, em março, e sua sucessão era um assunto que já preocupava a diretoria da empresa.
Jobs deixa o cargo de CEO aos 55 anos, que será assumido pelo vice-presidente operacional Tim Cook. Jobs não se desvinculará totalmente da Apple, onde assumirá o cargo de presidente do Conselho de Administração.

Reuters - Veja a carta de renúncia de Steve Jobs, que deixou o cargo de presidente-executivo da Apple nesta quarta-feira:

Ao Conselho Diretor da Apple e à Comunidade Apple:

Eu sempre disse que, se houvesse um dia em que eu não pudesse mais cumprir meus deveres e atender às expectativas como presidente-executivo da Apple, eu seria o primeiro a informá-lo. Infelizmente, esse dia chegou.
Por meio desta, renuncio do cargo de presidente-executivo da Apple. Gostaria de servir, caso o Conselho o aprove, como presidente do Conselho da Apple, diretor e funcionário da Apple.
Quanto ao meu sucessor, recomendo fortemente que executemos nosso plano de sucessão com a nomeação de Tim Cook como presidente-executivo da Apple.
Acredito que a Apple está à frente de seus dias mais brilhantes e inovadores. E estou ansioso para observar e contribuir para seu sucesso no meu novo posto.
Fiz alguns dos melhores amigos da minha vida na Apple, e agradeço a todos vocês pelos muitos anos nos quais pude trabalhar ao seu lado.

O ícone do Vale do Silício Steve Jobs renunciou nesta quarta-feira como presidente-executivo da Apple, encerrando o período de 14 anos durante o qual comandou a empresa que ajudou a fundar em uma garagem.
Jobs - sobrevivente de um câncer no pâncreas que estava de licença médica desde 17 de janeiro por condições de saúde não reveladas-- será substituído pelo vice-presidente operacional Tim Cook.
 
                                                                                                                              Postado Por: Hugo

Leave a Reply